O que rolou na SÃO PAULO FASHION WEEK N56

|
23.11.2023

Para não perder o costume: vou te contar tudo o que rolou na última edição do São Paulo Fashion Week! As principais tendências, marcas para ficar de olho, truques de styling… vem comigo:

O handmade segue em alta

A moda nacional sempre capricha quando o assunto é handmade: crochê, bordados, tricôs, tudo isso apareceu, de forma revisitada, na SPFW.

Para além dos tops clássicos de verão, o trabalho artesanal apareceu em estilos e propostas diferentes, mostrando a versatilidade dessa produção tão característica do Brasil.

Azul para todos os estilos

Seria o azul a cor queridinha da próxima estação? Não podemos afirmar com certeza, mas ela coloriu os desfiles da Apartamento 03, Santa Resistência e o especial de 150 anos do jeans da Sou de Algodão.

Vermelho nos detalhes

Se o azul dominou as peças, o vermelho dominou os detalhes! Ele apareceu em aplicações, na maquiagem e nos acessórios.

E deixando o vermelho um pouco de lado: essa é uma ótima ideia para você que quer adicionar cores pontuais nos seus looks, viu? Dá pra ir pra bolsa, óculos, aplicação nas roupas, maquiagem… assim você garante o ponto de cor sem colorir demais, dosando mais facilmente.

Prefere os neutros? Aproveite o cinza!

E nada de falar que ele é uma cor sem graça e apagada, ein? As marcas mostraram muito bem o potencial dessa cor através de alfaiatarias modernas, vestidos ousados e muita textura.

Falando nela: textura!

Dos crochês às rendas, passando pelos bordados, diferentes lavagens de jeans, aplicações, franjas… todas essas texturas marcaram os desfiles, mostrando que peças lisas são ótimas, mas uma boa textura tem o seu valor: elas elevam peça por peça, pensada para ser única.

Pele de fora

Tendência boa para esse calor que está fazendo, né? A pele de fora apareceu em recortes estratégicos, ombros de fora, bermudas curtinhas e na sutileza (nem tão sútil assim) da transparência.

 

Bolsos e bolsas por todos os lados

E para todas as pessoas, homens e mulheres! Essa tendência segue a linha da praticidade e da utilidade: as bolsas e os bolsos vieram em tamanhos maiores – para caber tudo e não ser algo apenas decorativo.

O metalizado agora é dourado!

Não que o prata tenha ido embora, mas o dourado reascendeu nas passarelas, marcando detalhes, como nas peças da João Maraschin, ou em peças únicas e bem festivas, como as da Patrícia Viera.

Destaques na alfaiataria

Já tem um tempo que a alfaiataria nacional vem crescendo e se arriscando em modelagens nada tradicionais. E não foi diferente nessa temporada: vimos bermudas masculinas bem curtas, camisas desconstruídas, blazers mais festivos…

Esse movimento é ótimo porque permite uma atualização de códigos, acompanhando o nosso comportamento de consumo, que já não vai mais para o tão tradicional assim, né?

Para você que curte e sempre teve dificuldade de achar: aproveita! A moda nacional tem entregado alfaiatarias lindas.

Várias boas ideias de styling!

Sem dúvidas, o que mais brilhou nessa edição foram os truques de styling. As marcas saíram do básico e apresentaram jeitos criativos, irreverentes, ousados e práticos de usar as peças.

E já que vocês sabem que esse é um assunto que eu amoooo, não poderia deixar de trazer essas ideias aqui, né? Olha só:

Beleza e acessórios

Maquiagem, cabelo e acessórios: eles ajudam a amarrar as coleções e dar um acabamento preciso em cada look.

Nos rostos, o batom ganhou destaque! E eu não estou falando só do vermelho clássico não, mas de cores e texturas mais inusitadas, sempre com bastante brilho. E o cabelo apareceu bem polido, com efeito molhado e escultural.

E não foi só no batom, mas o rosto, num geral, ganhou destaque nos acessórios: óculos, boné, chapéu, lenços, colares… aliás, essa é uma ótima estratégia para quem quer dar destaque aos acessórios (e ao rosto), já que eles ficam bem no nosso campo de visão.

 

Tudo é maxi: da criatividade irreverente de Martins à sofisticação de Apartamento 03 junto com Carlos Penna.

Nos olhos: sombras coloridas e delineados gráficos marcaram produções, principalmente as mais discretas na boca e no cabelo. É aquele mesmo truque da roupa, do ponto de cor, onde a gente seleciona uma área específica para colorir e deixa todo o resto mais neutro.

Marcas para ficar de olho:

Para fechar, quero mostrar para vocês algumas marcas que desfilaram esse ano e que vale muito a pena ficar de olho!

 

Gostaram desse resumão da SPFW? Na próxima temporada de moda tem mais!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu