Finalmente nosso resumo de tendências do próximo inverno, 2020. A edição N48 do SPFW, aconteceu em outubro e trouxe novos olhares para descontruídos e mix de referências vintages para os looks.
Antes de mais nada, gostaria de dizer que foi uma edição de emoções, em todos os desfiles e coleções tivemos alguns protestos positivos e quebra de tabus, que já se repetiam à algum tempo. As marcas apostaram em um variado casting de diferentes corpos, gêneros e raças. Sem contar nos apelos sustentáveis e preocupações sociais que estavam reinando no universo SPFW N48. Amei muito ver essas manifestações nas passarelas.
Olha só o que eu separei para vocês do que mais deus as caras nas passarelas.
Metalizados
Ano vai, ano vem, e o metalizado segue em todas as estaçõs. Abandonando de vez, o posto de roupa para noite, as peças vieram com combinações mais casuais e prontas para o dia a dia.
Neon
Laranja, verde, azul, amarelo e muito rosa! Já faz tempo que o preto não é a cor favorita do inverno, e dessa vez as marcas trouxeram uma cartela repleta de tons neons e muitos blocos coloridos. A sugestão é trazer mais cor para os dias cinzentos.
Xadrez
Um clássico desde os anos 90. A estampa xadrez apareceu repaginada nas passarelas com fundo claro, diferentes posições e fora . Uma versão mais clean da padronagem clássica de inverno.
Desconstruído
Essa é a tendência que traduz um pouco sobre a quebra de tabus que eu comentei na introdução. As peças descontruidas vieram fortes em todas as marcas para mostrar que os padrões mudaram e que temos licença poética para usar da forma que queremos.
O fato é que parece geral nosso anseio de nos vestir com conforto sem pensar na avaliação externa. A tendência responde por peças com modelagens diferentes dos convencionais, com comprimentos que nao casam e novos recortes. O ar de mistério dessas criações, inclusive, é o que as torna ainda mais interessantes.
Utilitarismo
O nome já é bem explicativo, falamos de peças que oferecem detalhes funcionais: bolsos, recortes, zípers e cordões que possibilitam versatiidade para a peça, dando aquele ar de“pronta pra tudo!” .
Textura
Para quem quiser aderir ao mix de texturas, as passarelas troucxeram muitas peças com bordados ou pedrarias, plumas em seda, rendas e plissados, combinados com tecidos mais suaves, que pode transitar do formal ao casual.
A ideia é mesclar o leve e o pesado em uma mesma produção.
Cintura Marcada
Sem novidades para essa tendência. Cintos, cós e amarrações na altura da cintura trouxe pra os looks um ar vintage e delicado. Mantemos essa tendência há algumas estações, ou seja, vale a pena investir já que promete se manter por muito mais tempo ainda.