Base, protetor, hidratante, creme antissinais… O que usar primeiro?

|
06.10.2015

Base, protetor, hidratante, creme antissinais… O que usar primeiro? Qual a sequência certa? O protetor solar deve ser aplicado primeiro? Último? No meio? Mais: o Fator de Proteção Solar das maquiagens é garantido? É suficiente?

Estive pesquisando em varias fontes, e trago algumas informações! Se você usa regularmente o protetor solar (espero que sim) e também cosméticos e/ou medicamentos tópicos, provavelmente já se perguntou qual a ordem correta para a aplicação destes produtos, não é? Então vamos lá!

A medicação deve ser sempre o primeiro produto aplicado no rosto limpo. Por quê?

“Se filtro solar é aplicado primeiro, pode interferir na penetração do medicamento, “desativando” o ingrediente ativo do mesmo. Por essa razão, se você está usando um hidratante, deve aplicá-lo após a medicação e antes do protetor solar” acrescenta Rosemarie Ingleton, médica e instrutora clínica, no Mount Sinai Medical Center – Nova York. “A aplicação de um hidratante após a medicação pode ainda aumentar a penetração deste produto”, observa ela. “Se o hidratante não contém um FPS, aplique um filtro solar com FPS 15 ou superior após o hidratante e finalmente aplique a base, corretivo ou primer, ou seja, a maquiagem. Resumo: Medicação, hidratante, protetor solar e maquiagem, nesta ordem.

Temos uma grande variedade de maquiagens e cremes com fator de proteção solar (FPS), e com certeza ficamos na dúvida, se este fator é suficiente para nossa proteção e se podemos relaxar, deixando de lado aqueles outros específicos. Especialistas nos dizem que seria um erro fazer esta substituição. Geralmente cosméticos e maquiagens, possuem um fator de proteção menor do que o mínimo indicado pelos dermatologistas e orgãos de saúde competentes. Este mínimo varia muito, (pois é), mas todos são unânimes em mencionar que o mínimo essencial é de FPS 15, sendo que o filtro solar deve ser reaplicado a cada 2 horas, numa quantidade igual a uma colher de chá, espalhado não só no rosto, mas também no pescoço e nas orelhas.

A maior preocupação dos especialistas é na substituição de um pelo outro, quando na verdade devemos somá-los. A Dra. Jeanine Downie, dermatologista baseada em Montclair, Nova Jersey-EUA, diz: ” … você precisa primeiro colocar uma quantidade generosa de protetor solar e, em seguida, sua maquiagem.”

Gente, na verdade é o seguinte: Nada substitui o uso do protetor solar, mas as maquiagens que possuem fator de proteção são sim, nossas aliadas. Por períodos curtos de exposição ao sol, uma voltinha ali e aqui eles desempenham um excelente papel! Nos protegendo e também nos embelezando. Prefira as bases de marcas conhecidas e que tenham o minimo de FPS 15, mas utilize por baixo um filtro solar. Pois é, eu já estava “tentada” a usar somente a base com FPS, mas me convenci mais uma vez que o protetor solar é indispensável, todos os dias. Deixo abaixo, alguns artigos onde pesquisei e também sugestões de ótimas bases e pós que são maravilhosos. Faça o passo a passo, espere um tempinho para aplicar a maquiagem e voilà! O efeito final da maquiagem não será danificado. Saia linda, leve e solta! … e protegida!

Beijos, Leticia

Fontes: Skincancer, G1, WebMd, Bolsa de Mulher, NY Times.

Menu