Chapéu é um acessório perfeito para deixar nosso look super estiloso! Até um simples jeans e camiseta pode ter um efeito UAU com ele. E aqui está um guia bem completo de como usar chapéu na cidade!
Eu sei, eu sei… É bem mais fácil usar na praia, lugar onde já é esperado seu uso, mas vai por mim! Vença o medo do efeito E.T. e arrase por aí! Se as pessoas não estão acostumadas a ver outras usando chapéu na cidade, o problema é delas, não é?
Na cidade ele também protege do sol nos dias quentes, já que definitivamente não vamos andar por aí de guarda sol em punhos! Rs.. E no inverno, aquece a cabeça e fica mais elegante que um gorrinho. É um elemento que nos dá estilo e personalidade.
Para quem está iniciando no uso do chapéu, recomendo usar a peça em tons neutros e combinar com peças mais básicas, como uma calça jeans e camiseta, um vestido liso, camisa e short.. Até se sentir mais segura e testar combinações mais elaboradas, ousadas.
DICAS:
1) Para acertar definitivamente na escolha do chapéu adequado, além de escolher pelo seu gosto e estilo pessoal, a dica é levar em consideração o jogo de PROPORÇÃO.
Por exemplo, se você tem uma estrutura de corpo larga, é alta, visualmente grande, um chapéu de abas pequenas pode fazer você parecer ainda maior e com uma cabeça menor ainda, comprometendo o equilíbrio visual da silhueta. Tente um modelo com aba média ou grande.
E também o feito oposto pode acontecer. Se você a mais baixa ou de estrutura pequena, mignon, um chapéu muito grande pode fazer você parecer ainda menor! Novamente, proporção. Mas é claro que se a intenção for criar este efeito ou por questão de personalidade, vá em frente! O importante é entender as regras para depois manipula-las como preferir.
2) Se quiser ficar mais discreta, escolha um chapéu com a cor próxima ao seu cabelo, assim ele não se destaca tanto. Dica boa para quem está começando a usar chapéu agora e ainda não se sente muito segura.
3) Chapéu costuma amassar um pouco o cabelo. Se for à algum lugar que precise tirar, leve um pente ou mini escova na bolsa se possível.
4) Mas também é ótimo para esconder os bad hair days! Acordou com o cabelo que não tá dando jeito? Chapéu nele! Rs.
5) Transportar o chapéu em viagens é bem chatinho pois nem todos os materiais são dobráveis. A maioria deles amassa e não volta o formato… Leve na mão. Ou em uma caixa. (Eu sei, eu sei, chato demais carregar mas fazer o quê???) Você pode tentar colocar na mala e preencher com roupas para manter o formato. É uma opção.
6) O principal fator que vai diferenciar se um chapéu é para ser usado no verão ou no inverno é o material em que é feito. Palhas e tecidos finos são indicados para o verão. Já feltro, veludo e tecidos grossos e quentes, para o inverno.
Outro fator importante que deve ser levado em consideração é onde o chapéu é bem vindo ou não. Onde ele pode ser usado? Onde é melhor evitar? Aqui tem algumas regrinhas básicas de etiqueta:
ONDE USAR:
- 1) Na praia (claro!)
- 2) No campo;
- 3) Eventos ao ar livre e durante o dia (passeios turísticos, casamentos, almoços, festas beneficentes, chás, Festivais e shows);
- 4) Passeios diurnos ao ar livre, sob o sol ou frio;
ONDE NÃO USAR:
- 1) À mesa para comer;
- 2) Templos religiosos (igreja, mesquita, capela…)
- 3) Locais fechados (teatros, shows, cinema, eventos..)
- 4) Locais de Trabalho, Escritório (se não for parte do uniforme ou item de segurança, evite);
Os principais modelos de Chapéu estão abaixo e na galeria de imagens tem looks inspiradores para cada um dos 5 modelo mencionados aqui! Corre lá para ver.
Chapéu Panamá
Feito com a palha da planta Carludovica Palmata e é original do Equador e não do Panamá. Ele tem tramas fechadas e a palha é clara. Por ser leve e fresco é muito usado aqui no Brasil, principalmente na praia.
Fácil de usar, fica perfeito com a dupla biquíni e canga, mas também funciona muito bem com camisa e shortinho, jeans e camiseta, roupas leves e descontraídas.
Chapéu Fedora
Apropriado para o frio pois seu material é o feltro, este modelo surgiu no fim do século XX e fazia parte do traje masculino. Ele é parecido com o Panamá mas seu material é o feltro.
Com aba média, ele combina com muitos estilos e tem uma ar sofisticado. Muito usado por quem tem estilo Boho, mas não necessariamente combina apenas com este estilo.
Chapéu Coco (Bowler Hat)
Modelo de chapéu duro, com a copa redonda e abas curtas e bem curvadas usado pelos homens no fim do século XIX. Era muito utilizado em situações formais, em Londres, logo após a Primeira Guerra Mundial. Ficou muito tempo em desuso, mas anda reaparecendo em looks de jovens modernos em festivais e shows.
Ele requer bastante estilo para ser usado e apesar de ter sido um chapéu super formal, ele fica mais do que perfeito em looks despojados.
Se você tem a estrutura de corpo grande, atenção ao usar este modelo pois pode fazer o corpo parecer ainda maior, em grande desproporção com a cabeça.
Chapéu Clochê
Modelo que não esta em alta, não se vê muito por aí, mas acho um verdadeiro charme! Foi muito usado pela personagem Blair de Gossip Girl e na vida real, Victoria Bechkam já apareceu usando e ficou bem moderno nela. Ele tem um ar romântico, mas dependendo da cor da peça e combinação perde o ar de romance e chega até a ficar meio edgy.
O modelo surgiu nos anos 20 e era bem à frente para sua época, sendo usado por mulheres mais independentes. Tem abas caídas e curtas, parecendo um pouco um sino.
Chapéu Floppy
Modelo despojado e meio romântico, tem copa arredondada, abas médias ou bem grandes e são maleáveis, meio caídas. Muito usado na década de 70 e atualmente.
O modelo é super elegante e fica bem tanto no verão quanto no inverno, o que muda é o material. Por ele ser maior, tem um efeito mais dramático no look.
Fica bem com roupas básicas, elegantes, vestidões, casacões, estilo bo-ho… É muito versátil.
Lembre-se: Se você tiver estrutura corporal tipo mignon, prefira a versão com abas médias em vez das grandes.
Agora quero ver você usando hein!!! 😉