Como escolher roupa de qualidade (e economizar dinheiro)

|
14.03.2016

Roupa cara nem sempre significa roupa de qualidade. Faz parte do meu trabalho de consultora de estilo visitar lojas constantemente e tenho percebido que muitas roupas com valor bem elevado não tem a qualidade que deveriam. Ainda mais quando são peças chave de guarda roupa, aquelas que devem combinar com tudo e durar muito tempo. Sempre recomendo às minhas clientes, que prefiram investir em menos peças, mas que tenham muita qualidade.

Roupas boas duram muito mais e você acaba economizando dinheiro. Imagina a frustração, comprar uma peça bacana, mesmo que esteja barata na loja, usa uma vez, lava, estraga e tem que comprar outra. Acaba saindo mais caro, não vale a pena. Fora que roupas boas, deixam a gente impecável.

Mas como identificar se a roupa é boa ou não? Como escolher roupa de qualidade?

Fiz uma lista com os itens mais importantes e que sempre observo quando estou com minhas clientes, para você poder observar também. Seguindo esta listinha, suas compras serão muito mais acertadas! Vamos lá:

TECIDO

O item mais importante é o tecido. Quanto mais macio o toque, melhor. Se tiver dificuldade em identificar o tipo de tecido, pode conferir na etiqueta de composição dentro da roupa (é obrigatória a presença da etiqueta). Quanto mais material natural, melhor e mais valiosa.

  • Naturais: Algodão, seda, linho, (caxemira, angorá, merino..). São lindos, confortáveis, deixam a pele respirar e são biodegradáveis! Não é ótimo? Mas amassam um pouco, às vezes muito, como no caso do linho (mas este é o charme né?).
  • – A Viscose (ou raiom) é uma fibra artificial. A fibra vem da manipulação da celulose, que é natural e é uma boa fibra. Não é tão valiosa quanto as naturais. Mas ainda sim é boa.
  • – As Sintéticas é que são o problema… São muito mais baratas, mas não deixam a pele respirar, causam mau cheiro, deformam, esquentam muito… Mas não amassam. Dependendo do objetivo de uso da roupa, até que uma pequena porcentagem destas fibras na roupa pode ser bom pela praticidade apenas. Algumas delas: Poliéster, poliamida, acrílico…

 

ACABAMENTO

Vire a roupa do avesso e observe. Quanto melhor acabada estiver por dentro, mais qualidade e capricho teve na confecção da roupa.

  • – Costuras: Estão retas? Estão reforçadas? Não devem ter rugas ou irregularidades. Tem fios soltos? Os pontos são curtos e firmes?
  • – Casacos e blazers: Tem forro? Se não tiver forro, tem acabamento em viés?
  • – Calças: A costura da barra não deve ser visível (a não ser que seja jeans ou modelos que façam isso de propósito, por estilo).

 

MODELAGEM / CAIMENTO

O caimento só conseguimos observar provando no corpo. A peça deve ficar no lugar, sem cair para frente ou para trás e deve ser confortável, permitindo os movimentos do corpo.

  • – Observe também, se as costuras estão no lugar, nos ombros, laterais das blusas, calças e saias ou se elas “andam” para frente ou para trás.
  • – Se a gola está no lugar, com pontas iguais dos dois lados.
  • – Observar se não tem sobras de tecido no bumbum.
  • – Se o decote está no lugar, rente ao corpo, ou se fica abrindo.
  • – Bolsos não devem ficar abrindo.

Parece muito né? Mas com o tempo a observação destes itens todos passam a ser muito natural, você vai ver! O importante é ter consciência no momento da compra e saber exatamente o que se está levando.

Bjo!

Menu