A Renda é realmente atemporal! Mais uma vez é tendência, agora para o verão 2016. Ela aparece em várias cores e intensidades como branco, cru, amarelo, canela… Também transita em diferentes ambientes, dos mais informais até os mais formais como bailes de gala, mas são muitos os fatores que devem ser levados em consideração para a definição de onde ela pode ir.
O meu look é uma versão excelente para o dia a dia. Pode ser usada em looks super casuais a até para o trabalho. E se usada com uma bela blusa de seda pode até sair à noite. O que torna este modelo diferente são as cores. A renda é roxa e o forro é vermelho. Ambas são fortes mas são cores “irmãs” (análogas, que no círculo cromático ficam lado a lado) e por isso ficam tão bem juntas e criam um contraste médio.
Mas como combinar a tal da renda? Realmente, é um tecido com muita informação, textura e “estampa” (o desenho que ela tem pode ser considerado assim) e muita gente ainda acredita que o tecido por ser muito nobre é caretinha e não pode ficar casual.
Para provar o contrário, usei com camisa jeans, para mostrar que além de ser casual sim, ainda pode ser bem descolado! E esta roupa eu poderia ir à muitos lugares como almoço com as amigas, trabalho, reuniões mais informais, barzinho, um encontro… Mil possibilidades!
O segredo para não ter erro é combinar com peças mais neutras (quer mais neutro que jeans???), evitar estamparias e muitos detalhes. Sapatos delicados ficam realmente bons usados com renda, pois ambos são leves, mas que tal se arriscar um pouco e usar com um sapato um pouco mais pesado?
Amo levar em consideração quando estou montando um look, o “ponto e contraponto”, que aprendi ouvindo muito o Nelson Alvarenga e a Adriana Bozon, da Ellus, nas minhas provas de roupa da marca de quando eu era modelo nos anos 90. Ficou tão enraizado em mim, que levo isso para tudo, roupas, décor, arte… Enfim, funciona assim: Montou um look inteiro delicado? Qual vai ser a peça que vai trazer o contraponto da delicadeza? Uma bolsa pesada? Um acessório mais rocker? E por aí vai. É quebrar um visual com algo inesperado, oposto ao que estava sendo proposto. Funciona magnificamente bem para trazer bossa e sair do comum, do ordinário… Experimentem! É maravilhoso!
E abusem da renda!
Camisa: Banana Republic, Saia: Zara, Scarpin: Schutz, Bolsa: Mulberry, Relógio: Cássio.