GUIA DE UNHAS – Cores e formatos!

|
07.06.2023

Recentemente mostrei no meu Instagram como faço para escolher minhas unhas – e vocês amaram! Pensando nisso, construí esse guia super completo para direcionar suas escolhas também.

Vamos lá?

A importância das unhas

Ao contrário do que pode parecer, as unhas causam sim impacto na nossa imagem! Claro que não é igual roupa ou maquiagem… mas é um detalhe que pode deixar o seu visual mais interessante, poderoso, delicado: basta fazer a escolha certa.

Sempre que estamos falando, nos apresentando, segurando coisas, interagindo com outras pessoas, nossas mãos estão visíveis. Usar isso como um adicional da nossa imagem (e encaixando no nosso estilo) é uma ótima estratégia! Afinal, elas estão ali, na nossa vista, o tempo todo.

Além disso, num ensaio fotográfico ou evento, por exemplo, essa escolha intencional pode fazer ainda mais sentido e agregar no styling.

Então vamos aprender mais sobre elas? Começando pelos formatos:

Esses são os principais! Vou falar sobre cada um deles, com informações valiosas para você conseguir escolher.

 

Mas antes, muito importante: você sempre pode optar por formatos e cores, combinando-os para alcançar o resultado desejado. E, assim como em qualquer escolha dentro da nossa estratégia de imagem, nenhum elemento funciona de forma isolada.

Oval

O formato oval é bem arredondado nos cantos e tem um tamanho médio. Bem funcional e prático, é uma unha indicada para quem não se dá bem com unhas muito grandes e quer trazer mais delicadeza e feminilidade para a mão, deixando a unha mais discreta.

É um bom meio termo entre as curtinhas e básicas e as maiores e mais impactantes.

Amendoado

O amendoado é menos arredondado que o oval, afunila um pouco mais, além de ter um tamanho maior. Isso faz com que essa unha vá do delicado ao moderno, principalmente com a ajuda das cores!

Esse formato é uma ótima escolha para quem prefere unhas maiores, com um pouco mais de impacto e versatilidade para esmaltar.

Ballerina

O formato ballerina segue o tamanho da amendoada, mas ao invés de arredondar a ponta ela deixa ela reta!

Esse formato é indicado para quem quer traz mais impacto para as mãos, fugindo da delicadeza. Por ser um formato menos óbvio ele também traz uma criatividade mais moderna, jovem e descolada.

Stiletto

Já a unha stiletto é grande e pontuda, bem sexy e poderosa, mas pouco funcional, né? Ainda mais pra quem tem filho pequeno, como eu! Nesse caso, eu prefiro o amendoado.

Mas fica a ideia pra você que quer essa imagem num evento ou ensaio, por exemplo. Ou que topa no dia a dia.

Aqui é legal pontuar que esses formatos são ótimos pontos de partida para entender o que você quer e gosta, mas eles sempre podem ser modificados para te agradar. Você pode fazer uma unha amendoada, por exemplo, mas deixar um pouco mais pontuda que o convencional (sem chegar na ponta da stiletto) para trazer um pouco mais de poder e sensualidade. Combinando com um vermelho então…  fica incrível!

Quadrada

A unha quadrada segue a ideia das unhas mais curtinhas e práticas, bem clássica, mas também traz força e modernidade pelas linhas bem retas.

Quadrada cantos arredondados

O arredondado faz toda a diferença no formato, trazendo mais suavidade para essa unha quadrada. Além disso, ele deixa essa unha mais prática, evitando que ela se quebre mais facilmente ou que você se machuque pelo canto afiado.

Redonda

A unha redonda é a mais curtinha de todas, ideal para você que não pode ter unhas grandes ou com pontas/cantos mais afiados. É uma unha básica, simples e discreta mas que pode ficar muito mais interessante quando combinada com cores.

Agora que você já conheceu todos os formatos, observe-os lado a lado e faça o exercício de entender a mensagem que cada um passa, mesmo com cores bem próximas de esmalte.

Conseguiu reparar nas diferenças que eu falei ali em cima?

Pois bem: agora vamos conferir o impacto das cores! Afinal, como eu disse anteriormente, toda imagem é uma junção de elementos – e a cor é um deles.

Nudes 

Os nudes são as opções mais básicas e versáteis, variando entre tonalidades que encaixam nos mais variados formatos. É aquela unha fácil, que combina com tudo e pode ficar bem discreta. Indo para o rosinha, por exemplo, você consegue uma unha mais romântica e delicada. Com nudes mais amarronzados, profundos, em formatos menos arredondados, você consegue fugir desse romantismo.

Brancos

Aqui podemos ir para dois caminhos: aquele branco bem clarinho, conhecido como renda, ou aquele branco puríssimo, bem sólido. A primeira opção é bem discreta (ótima para manter na unha curtinha, que você quer que esteja bonita mas bem discreta) enquanto a segunda cria um pouco mais de contraste, chama mais o olhar para a sua unha.

Vermelhos

É uma cor clássica para as unhas! Fica elegante nos tamanhos médios (principalmente na unha quadrada), traz ainda mais poder pro stiletto e é bem aceita nas suas mais variadas tonalidades – desde os vermelhos mais abertos até os mais fechados. Falando neles: prefira um vermelho mais pro vinho se quiser uma imagem mais madura e forte, e mais pro melancia se quiser um vermelho mais jovial.

Preto

Outra cor poderosa, mas menos clássica que o vermelho e mais pesada, forte. O preto ajuda a construir imagens mais dramáticas, urbanas. Quando combinado com unhas mais arredondadas esse peso diminui um pouco – mas não muito, afinal, é uma cor com bastante presença.

Coloridos mais profundos

Cores mais profundas, fechadas, sóbrias, ajudam a trazer mais modernidade e força pra sua escolha, sem ir para o divertido ou jovial demais, construindo uma imagem mais madura. Além disso, são uma ótima opção para fugir dos clássicos! Aposte no verde mais profundo e fechado, no azul marinho, bordô, caramelo, café

Coloridos mais claros

Também são uma alternativa para fugir dos clássicos, mas trazem uma mensagem mais jovial, menos madura! Vão pro caminho oposto das mais profundas. Podem transitar entre o fun, delicado, criativo, leve.

Cores mais vibrantes

E aqui vou incluir a famosa unha neon, tá? São opções bem informais e divertidas, a cara do verão. Chamam atenção – principalmente em unhas maiores.

Para o dia a dia elas não encaixam bem em trabalhos muito formais mas, para quem gosta de experimentar, são uma ótima opção para complementar estilos mais criativos.

Com brilho x sem brilho

As cores sem brilho são mais discretas. Se você adiciona um pouco de cintilância ela reflete mais a luz, destacando um pouco mais. Se esse brilho for um metalizado ou cromado, por exemplo, que reflete bem mais, ela chama ainda mais atenção para as suas mãos!

Esse recurso do brilho pode ser uma ótima escolha para momentos mais festivos ou para você que quer chamar mais atenção, mas não curte ir para os muito coloridos e adora uma imagem mais glam.

A cor em você

Ao pensar em cores, não se esqueça de levar em consideração a sua cor! O mesmo esmalte pode contrastar mais na sua pele do que na de outra pessoa, ser mais ou menos discreto. Cada pessoa vai ter a sua versão daquele nude bem harmônico, por exemplo, que passa quase despercebido nas unhas.

Quando um detalhe faz a diferença

Por serem um detalhe, as unhas podem te ajudar a trazer mais criatividade para a sua imagem, em vários ambientes e situações. Só que, mesmo dentro dessa criatividade, é possível ir para mais de um caminho:

  • se você quer uma criatividade mais moderna e madura, saia das cores clássicas (vermelho, preto, nude, branco…) e prefira cores menos óbvias (verde, azul, rosa, roxo…) em tons mais fechados, opacos, profundos… nada muito aberto ou brilhante. Essa opção funciona bem para você que quer ousar um pouco mais, mas está todos os dias em ambientes mais formais.
Inovou na cor? Segura no formato e tamanho!
  • Se você quer uma criatividade mais fun, aposte nos coloridos neon e nas nail arts. Mas cuidado aqui, tá? Se você está em ambientes muito formais, essa unha pode conflitar com sua imagem. Nesse caso, fuja do neon e prefira nail arts mais discretas, com pequenos detalhes.
A cor marrom, o tamanho da unha e os poucos elementos deixaram o visual não muito irreverente. Se quiser mais, vá indo aos poucos: muda a cor, adiciona um ou outro elemento…
  • Se você quer uma criatividade mais jovial e glam, aposte nos metalizados! São várias as opções, com cores, texturas e brilhos diferentes.
Essa é pra você que quer e pode causar! Mas esse efeito brilhante também poderia ser aplicado numa cor mais neutra, por exemplo… ou essa cor, mas sem o brilho, e até num tamanho menor de unha.

O segredo (que não é segredo rs) é ir dosando as escolhas e combinando elementos.

Assim como tudo na imagem, o exagero pode nos afastar do objetivo desejado.

Achou a escolha delicada demais? Deixa um pouco mais pontuda, troca a cor do esmalte por um mais profundo…

Achou que está chamando atenção demais? Diminui o tamanho, tira o brilho da cor…

Vá experimentando até chegar nos seus cenários ideais para cada situação, assim como você já faz com roupa, maquiagem e cabelo.

Depois de tantos bons insights, me conta: qual o próximo formato + cor que você vai pedir para a sua manicure?

Menu