O “boom” da economia circular

|
24.09.2020

O mercado de segunda mão cresce a uma velocidade 21 vezes mais rápida do que a indústria da moda em geral, segundo o portal Negócios da Moda. Mas, além disso, seu valor aumentará de 24 trilhões de dólares em 2018 para 51 em 2023, apurou a empresa de análise GlobalData.
.
Começando esse post com dados importantes que estão acontecendo agora no mercado da moda/têxtil, justamente para justificar da melhor forma para vocês a importância da consciência de consumo no setor têxtil. Essa área que a gente ama trabalhar e consumir, é um dos setores de maior importância mundial, por isso, precisamos saber mais profundamente sobre seus impactos causados no mundo e de alguma maneira ajudar a mudar os cenários mais prejudicados.
.
Bom, a “moda circular” é teoricamente um termo nos bastidores da moda e é basicamente um sistema em que nossas roupas são produzidas para ter um maior tempo de vida. Como? A matéria prima e processo de produção são os critérios mais relevantes nessa seleção. Entender melhor qual será o ciclo de vida daquela peça, nos faz ter mais consciência na hora da compra.

Por exemplo, não podemos entender que o fim daquela peça simplesmente será “o lixo”. A ideia da moda circular é justamente estender  a vida dela, fazendo com que sempre possa ser renovada e reutilizada de maneira inteligente e criativa.

Então, aposte nas marcas e projetos que trazem isso de forma transparente e incentivem os consumidores a dar um novo sentido para as peças. Assim nós conseguimos diminuir gradativamente a criação de lixo e o consumo desenfreado de moda.

Menu