Imagem Pessoal em Tempos de Coronavirus

|
26.05.2020

 

De repente tudo mudou. Todos os nossos planos, hábitos, desejos e verdades foram postas de lado. Fomos atingidos em cheio por uma crise na saúde mundial. Um vírus que ninguém conhecia e tampouco sabia como curar, tirou qualquer sensação de controle da nossa vida. De repente viramos cárceres privados em nossa própria casa e preocupações de ordem primária como alimentação, emprego e vida deixam qualquer outro assunto parecer tão fora de contexto.. Então onde o tema que tem sido amplamente valorizado e discutido como a imagem pessoal fica?

É claro que não dá para desconsiderar e muito menos esquecer toda essa urgência e importância que o mundo está vivendo. Mas muitos de nós ainda estamos ativos e forçados a encarar uma jornada de trabalho agora virtual, transformando a sala de jantar em sala de reuniões e tentando equilibrar vida profissional, pessoal e ainda manter a sanidade em meio ao caos.

Mas… Apesar de todos os problemas que estamos enfrentando, aos que se mantiveram no trabalho, ainda estão “no trabalho” e zelar pela comunicação ainda se faz necessário mesmo que o visual escritório possa ser deixado um pouco de lado. A matemática conforto x profissional precisa estar equilibrada. É importante conseguir transmitir as mensagens que normalmente você precisa comunicar, mas de forma diluída, suave e mais natural. Você ainda representa a empresa. E você ainda é você, mesmo que um pouco diferente.

Além do equilíbrio entre conforto físico x imagem profissional existe um outro tipo de conforto que merece importância. O emocional. Se vestir de uma forma que se sinta bem e confiante ajuda muito neste momento de incertezas pois acaba sendo um acolhedor afetivo das inúmeras inseguranças que toda esta crise está trazendo agora. Busque atender não apenas a imagem pessoal, mas também ao que faz você se sentir bem com você mesmo.

O ritual de cuidado pessoal precisa ser mantido. Por todos os autos. Auto cuidado, auto imagem, auto estima… e no pacote, a imagem comunicada. Apesar de estarmos vivendo praticamente na corda bamba, este pequeno esforço matinal traz resultados positivos. Se ver bem nos faz sentir bem. Ser visto bem, faz bem a nossa imagem. Coragem. Respeite a pessoa mais importante que tem, você.

Isso tudo vai passar. Ainda não sabemos quando nem como. Mas vai. Sempre passa. Também não sabemos como sairemos transformados de tudo isso. E talvez, tudo que você era antes fique para trás. Ajustes precisarão ser feitos na sua vida e a sua imagem precisará condizer com seu novo eu e suas novas expectativas. E uma coisa não dá para negar. Em um cenário futuro próximo, com certeza muito mais competitivo, você vai querer estar preparado.

Menu