Logo depois da loucura do Black Friday, caímos em uma das datas mais importantes para o varejo, que é o Natal. Inevitavelmente consumimos muito nessa época do ano, comprar presentes para família, lembrancinhas, amigo secreto e mais milhares de comemorações que temos no fim do ano.
É sempre melhor dar presentes que não sejam compra de coisas, como por exemplo, uma experiência! Ou algo feito por você… Use a criatividade. Mas se não tiver jeito e a decisão for de compra, é importante saber o que estamos comprando e de quem estamos comprando e apoiando na economia brasileira.
Em alguns posts do meu instagram e nos stories, eu sempre falo sobre o consumo consciente e marcas do bem, que são basicamente as empresas que se esforçam e tem algum aspecto do bem. Trabalham de forma transparente com os consumidores, utilizam de matérias primas com menor impacto ambiental no planeta e/ou produção reduzida.
Isso tudo pode começar a partir de uma seleção de critérios para decisão de compras. Procurar saber quais são os valores da marca, fornecedores e matéria prima dos produtos. Escolhendo marcas com esse apelo e comportamento, nós começamos com um trabalho de consciência coletiva para o consumo consciente.
Outro ponto importante é escolher produtos que sejam de alta durabilidade e versáteis, mesmo que sejam com o valor um tiquinho mais alto do que esperado, é uma compra que vale a pena e com certeza o presenteado irá amar! Uma boa ideia para inovar: presentes artesanais, que são únicos e apoiam demais a economia local. Opte por empresas que se preocupam com o ambiente e o desenvolvimento social. Você pode consultar as infos da empresa no guia do Instituto Akatu, lá tem todas as informações necessárias para uma boa escolha de compra. (www.centroakatu.org.br).
A ideia é chamar a atenção para a mudança de comportamento, evitando de comprar aquilo que não será útil para ninguém. Conscientize as pessoas que convivem com você. Aproveite para espalhar o consumo consciente aos seus amigos, esse é um dos melhores presentes que você pode dar à humanidade.
Olha só as dicas de marcas e produtos que separei, pra vocês!
Boas escolhas! 😉